
Diferentemente de 20 anos atrás, hoje temos o conforto e a acessibilidade de saber a opinião de quem comprou ou já usou um certo produto/serviço. E, baseado nessas classificações, podemos ter a chance e o poder de fazer uma escolha mais assertiva, concorda?
Ter a facilidade de pesquisar antes de fazer uma compra impede que você gaste dinheiro de forma inapropriada. Por isso, as empresas precisaram, então, se adaptar a essa revolução de compra do consumidor. E a melhor resposta para essa para o desafio de ser influente onde todo mundo está é a estratégia de Inbound Marketing.
Se sua empresa ainda não utiliza de Inbound Marketing para conquistar visibilidade online, você ainda não entendeu para que e como funciona a Internet hoje em dia. Então vem com a gente, porque vamos revelar todos os segredos do Inbound Marketing
Ter a facilidade de pesquisar antes de fazer uma compra impede que você gaste dinheiro de forma inapropriada. Por isso, as empresas precisaram, então, se adaptar a essa revolução de compra do consumidor. E a melhor resposta para essa para o desafio de ser influente onde todo mundo está é a estratégia de Inbound Marketing.
Se sua empresa ainda não utiliza de Inbound Marketing para conquistar visibilidade online, você ainda não entendeu para que e como funciona a Internet hoje em dia. Então vem com a gente, porque vamos revelar todos os segredos do Inbound Marketing
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing, ou Marketing de atração, é uma metodologia que tem como propósito oferecer valor ao cliente mesmo antes de oferecer seus produtos e serviços.
O Inbound Marketing traz muito mais resultados que as ações comuns, porque se comunica mais e melhor com usuário, conseguindo assim que o mesmo seja engajado com sua estratégia.
Mas, para que essa metodologia seja eficaz, são necessárias várias ações, dentre elas a criação de blogposts, e-books, podcasts, artigos, aulas online e etc.
Todas essas práticas farão que seus clientes ideais sejam atraídos até sua empresa, procurando uma solução que seus produtos ou serviços possam oferecer.
Além de tudo, como o direcionamento da mensagem é focado na persona, a busca por resultados mais precisos é facilitada.
O Inbound Marketing, ou Marketing de atração, é uma metodologia que tem como propósito oferecer valor ao cliente mesmo antes de oferecer seus produtos e serviços.
O Inbound Marketing traz muito mais resultados que as ações comuns, porque se comunica mais e melhor com usuário, conseguindo assim que o mesmo seja engajado com sua estratégia.
Mas, para que essa metodologia seja eficaz, são necessárias várias ações, dentre elas a criação de blogposts, e-books, podcasts, artigos, aulas online e etc.
Todas essas práticas farão que seus clientes ideais sejam atraídos até sua empresa, procurando uma solução que seus produtos ou serviços possam oferecer.
Além de tudo, como o direcionamento da mensagem é focado na persona, a busca por resultados mais precisos é facilitada.
Como essa estratégia funciona?
Hoje em dia é muito fácil e prático tirar as dúvidas na Internet. Seja ela de qual sorte for, a rede oferece respostas para quase tudo, principalmente quando se trata em vender algum produto ou serviço.
Um exemplo simples para ilustrar isso é: se uma determinada mulher de cabelos cacheados está enfrentando dificuldades para cuidar dos seus cachos que estão ressecados e porosos, ela é uma forte candidata a procurar soluções na internet. As empresas que têm uma estratégia digital focada e personalizada para essa moça — definida como cliente ideal para adquirir seu produto — com certeza fará investimentos na produção de conteúdos que sejam relevantes e que entendam a dor da persona, esclareça as suas dúvidas e ao mesmo tempo sugira soluções para tratar do seu cabelo cacheado ressecado e poroso.
Criando posts no seu blog para atrair (posts que solucionam problemas e identificam dores), converter (posts que sugerem que o determinado produto será a solução para seu problema) e fidelizar (posts que continuam a conversar com essa persona mesmo depois dela ter experimentado os produtos), fazendo com que ela seja uma consumidora regular de seus produtos.
Hoje em dia é muito fácil e prático tirar as dúvidas na Internet. Seja ela de qual sorte for, a rede oferece respostas para quase tudo, principalmente quando se trata em vender algum produto ou serviço.
Um exemplo simples para ilustrar isso é: se uma determinada mulher de cabelos cacheados está enfrentando dificuldades para cuidar dos seus cachos que estão ressecados e porosos, ela é uma forte candidata a procurar soluções na internet. As empresas que têm uma estratégia digital focada e personalizada para essa moça — definida como cliente ideal para adquirir seu produto — com certeza fará investimentos na produção de conteúdos que sejam relevantes e que entendam a dor da persona, esclareça as suas dúvidas e ao mesmo tempo sugira soluções para tratar do seu cabelo cacheado ressecado e poroso.
Criando posts no seu blog para atrair (posts que solucionam problemas e identificam dores), converter (posts que sugerem que o determinado produto será a solução para seu problema) e fidelizar (posts que continuam a conversar com essa persona mesmo depois dela ter experimentado os produtos), fazendo com que ela seja uma consumidora regular de seus produtos.

De uma maneira muito sutil e natural a estratégia digital dessa empresa vai conduzir a persona por um funil de vendas.
Criando posts no seu blog para atrair (posts que solucionam problemas e identificam dores), converter (posts que sugerem que o determinado produto será a solução para seu problema) e fidelizar (posts que continuam a conversar com essa persona mesmo depois dela ter experimentado os produtos), fazendo com que ela seja uma consumidora regular de seus produtos.
Criando posts no seu blog para atrair (posts que solucionam problemas e identificam dores), converter (posts que sugerem que o determinado produto será a solução para seu problema) e fidelizar (posts que continuam a conversar com essa persona mesmo depois dela ter experimentado os produtos), fazendo com que ela seja uma consumidora regular de seus produtos.
Quais são as melhores práticas do Inbound Marketing?
É muito importante ressaltar que a estratégia de Inbound Marketing é ideal para conquistar resultados mais consistentes e duradouros do que qualquer outra estratégia digital. Isso porque ela funciona de maneira diferente dos anúncios publicitários que têm retorno rápido, mas com um prazo muito curto para gerar resultados.
Além de ser muito mais caro investir em mídia paga, o Inbound tem como grande vantagem o baixo investimento, porque uma vez que os materiais foram produzidos de maneira correta, seus produtos podem se vender sozinhos.
Para ter uma ideia melhor do que estamos falando, um bom exemplo é: pense em mídia paga como se fosse um carro alugado e o Inbound como se fosse um carro próprio.
O carro alugado tem dia e hora para ser utilizado e devolvido, além de todo custo de arcar com o seguro, o combustível e as taxas de aluguel.
Já no carro próprio, você terá os custos de manutenção e combustível, no entanto, esse veículo estará à sua disposição sem prazo e momento para ser devolvido.
Essa comodidade permite que você tenha flexibilidade para testar novas ideias, atrair outros tipos de personas para aumentar o alcance da sua marca e ainda ter um ROI considerável.
As melhores práticas para que sua estratégia de Inbound Marketing tenha sucesso é produzir conteúdos que atendam às necessidades e expectativas do consumidor, para atraí-lo, convertê-lo e fidelizá-lo.
As principais maneiras de desempenhar esse papel estão descritas a seguir.
É muito importante ressaltar que a estratégia de Inbound Marketing é ideal para conquistar resultados mais consistentes e duradouros do que qualquer outra estratégia digital. Isso porque ela funciona de maneira diferente dos anúncios publicitários que têm retorno rápido, mas com um prazo muito curto para gerar resultados.
Além de ser muito mais caro investir em mídia paga, o Inbound tem como grande vantagem o baixo investimento, porque uma vez que os materiais foram produzidos de maneira correta, seus produtos podem se vender sozinhos.
Para ter uma ideia melhor do que estamos falando, um bom exemplo é: pense em mídia paga como se fosse um carro alugado e o Inbound como se fosse um carro próprio.
O carro alugado tem dia e hora para ser utilizado e devolvido, além de todo custo de arcar com o seguro, o combustível e as taxas de aluguel.
Já no carro próprio, você terá os custos de manutenção e combustível, no entanto, esse veículo estará à sua disposição sem prazo e momento para ser devolvido.
Essa comodidade permite que você tenha flexibilidade para testar novas ideias, atrair outros tipos de personas para aumentar o alcance da sua marca e ainda ter um ROI considerável.
As melhores práticas para que sua estratégia de Inbound Marketing tenha sucesso é produzir conteúdos que atendam às necessidades e expectativas do consumidor, para atraí-lo, convertê-lo e fidelizá-lo.
As principais maneiras de desempenhar esse papel estão descritas a seguir.
Produção de blog posts
Os blog posts são considerados conteúdos de atração, porque sua missão é se identificar com o problema da persona.
Descrever a situação, explicar os motivos porque acontecem e tirar as dúvidas são as principais características desses textos, que geralmente são simples e têm uma linguagem adaptada, além de usar palavras que são chaves para encontrar a solução de seu problema.
Os blog posts são considerados conteúdos de atração, porque sua missão é se identificar com o problema da persona.
Descrever a situação, explicar os motivos porque acontecem e tirar as dúvidas são as principais características desses textos, que geralmente são simples e têm uma linguagem adaptada, além de usar palavras que são chaves para encontrar a solução de seu problema.
Produção de ebooks
Os ebooks, por sua vez, dão o próximo passo na estratégia do cliente, porque sua função imediata é se aprofundar em um determinado assunto que foi abordado no blog post, mas tratou de leve a situação.
Ebooks são materiais avançados que contém uma estrutura para explanar um assunto e geralmente explicam como resolver algum problema. Ele é muito útil para levar o cliente ideal para o próximo nível do funil de vendas.
Os ebooks, por sua vez, dão o próximo passo na estratégia do cliente, porque sua função imediata é se aprofundar em um determinado assunto que foi abordado no blog post, mas tratou de leve a situação.
Ebooks são materiais avançados que contém uma estrutura para explanar um assunto e geralmente explicam como resolver algum problema. Ele é muito útil para levar o cliente ideal para o próximo nível do funil de vendas.
Produção de Webinars
Os webinars ou aulas online respondem a dor do cliente de maneira simples a ágil porque se apoia, principalmente, em como fazer na prática.
Geralmente, pessoas que estão aptas a falar de um certo tipo de assunto explicam com riqueza de detalhes o que o prospect precisa aprender para solucionar seu problema.
Os webinars ou aulas online respondem a dor do cliente de maneira simples a ágil porque se apoia, principalmente, em como fazer na prática.
Geralmente, pessoas que estão aptas a falar de um certo tipo de assunto explicam com riqueza de detalhes o que o prospect precisa aprender para solucionar seu problema.
Produção de vídeos
É inegável que hoje em dia o consumo de vídeos para aprender e se informar tem um valor muito expressivo na sociedade. Isso porque seu conteúdo é de fácil acesso e interativo.
Veículos de comunicação tendem a oferecer ao consumidor, além de aprendizado, entretenimento, pois prende a atenção do espectador fazendo com que ele se envolva com o conteúdo.
É inegável que hoje em dia o consumo de vídeos para aprender e se informar tem um valor muito expressivo na sociedade. Isso porque seu conteúdo é de fácil acesso e interativo.
Veículos de comunicação tendem a oferecer ao consumidor, além de aprendizado, entretenimento, pois prende a atenção do espectador fazendo com que ele se envolva com o conteúdo.
Produção de podcasts
O podcast é um jeito muito dinâmico de levar informações às pessoas por meio de áudio. Lembrando sempre de dar valor as pessoas por meio de conteúdos que sejam interessantes e pertinentes a elas.
Os podcasts também podem ser uma porta de entrada para que as pessoas conheçam sua empresa.
Por seu conteúdo ser em áudio, o que não demanda tanta atenção, é muito acessível e didático, permitindo as pessoas receberem informação enquanto desempenham outras atividades, como escutar enquanto dirigem, caminham ou lavam a roupa.
Esse tipo de conteúdo pode render para sua empresa enormes vantagens se forem desenvolvidas de maneira adequada e interessante.
O podcast é um jeito muito dinâmico de levar informações às pessoas por meio de áudio. Lembrando sempre de dar valor as pessoas por meio de conteúdos que sejam interessantes e pertinentes a elas.
Os podcasts também podem ser uma porta de entrada para que as pessoas conheçam sua empresa.
Por seu conteúdo ser em áudio, o que não demanda tanta atenção, é muito acessível e didático, permitindo as pessoas receberem informação enquanto desempenham outras atividades, como escutar enquanto dirigem, caminham ou lavam a roupa.
Esse tipo de conteúdo pode render para sua empresa enormes vantagens se forem desenvolvidas de maneira adequada e interessante.
Quais são as vantagens do Inbound Marketing para seu negócio?
Conheça, a seguir, as vantagens de investir em Inbound Marketing.
Conheça, a seguir, as vantagens de investir em Inbound Marketing.

É um gerador de leads!
Ter leads próprios é tão importante quanto a estratégia em si. Porque gerar leads relata como está o andamento da sua estratégia. Entender se seu conteúdo está chegando ao cliente esperado e, melhor, se esse cliente está se engajando com sua marca. É por meio dos leads que a empresa conhece as pessoas que estão interessadas em seu produto ou serviço e tem a oportunidade de estar mais próximo dela. Em troca de materiais exclusivos os leads trocam suas informações (e-mails, telefone, endereço, empresa etc.) para receber aquilo que é interessante para ele. Com essas informações em mãos, é possível criar vários canais de comunicação que aproximam ainda mais sua empresa do seu público e o melhor: é possível segmentar essas pessoas para conversar com elas ainda mais de perto.
Cria relacionamento com seu público
Uma das principais vertentes do Inbound Marketing é esse poder de criar laços entre a empresa e seu consumidor.
Como já dissemos, quando a pessoa busca uma saída para sua dificuldade e encontra em um lugar apoio, por meio de conteúdos que entendam suas frustrações e explicam o que você precisa saber sobre aquela situação, e ainda oferecem sugestões para tomar uma decisão, essa interação tende a criar conexão entre as partes, o que pode ser uma oportunidade de fidelizar o cliente.
Uma das principais vertentes do Inbound Marketing é esse poder de criar laços entre a empresa e seu consumidor.
Como já dissemos, quando a pessoa busca uma saída para sua dificuldade e encontra em um lugar apoio, por meio de conteúdos que entendam suas frustrações e explicam o que você precisa saber sobre aquela situação, e ainda oferecem sugestões para tomar uma decisão, essa interação tende a criar conexão entre as partes, o que pode ser uma oportunidade de fidelizar o cliente.
Nutre o fluxo de compra
Depois que a empresa ajudou sua persona uma vez, é bem provável que essa pessoa, além de comprar novamente, se torne um promotor da sua marca.
Já escutou aquele ditado: “cliente satisfeito indica para mais dez pessoas seu produto, no entanto, cliente insatisfeito conta para vinte pessoas a experiência ruim que teve com seu produto”?
Depois que a empresa ajudou sua persona uma vez, é bem provável que essa pessoa, além de comprar novamente, se torne um promotor da sua marca.
Já escutou aquele ditado: “cliente satisfeito indica para mais dez pessoas seu produto, no entanto, cliente insatisfeito conta para vinte pessoas a experiência ruim que teve com seu produto”?
Aumenta o número de vendas recorrentes
Uma vez que sua empresa tem acesso à sua persona, é possível interagir e oferecer outros produtos que sejam interessantes, enviar promoções, fazer lançamento de novos produtos ou mesmo sugerir outras oportunidades que seriam ideais para cada segmento.
Uma vez que sua empresa tem acesso à sua persona, é possível interagir e oferecer outros produtos que sejam interessantes, enviar promoções, fazer lançamento de novos produtos ou mesmo sugerir outras oportunidades que seriam ideais para cada segmento.
O coração do Inbound Marketing
Podemos fazer a seguinte analogia para entender como funciona o processo de Inbound: imagine como um sistema cardíaco funcionas. As veias principais, que fazem o corpo humano funcionar, são ligadas ao coração que, por sua vez, bombeia sangue para os outros órgãos — para os alimentarem e fazerem com que funcionem em perfeita ordem.
Podemos dizer que as veias são a estratégia de Inbound Marketing, pois pode ser feito de diversas maneiras, por meio de vários canais diferentes e estar em vários lugares por meio de muitos formatos e abordagens.
O coração é a estratégia de Marketing de Conteúdo, que quando bate, faz com que a quantidade certa de sangue chegue aos órgãos nutrindo-os com que realmente necessita. Do mesmo jeito, a persona recebe conteúdo interessante na linguagem, canal e no formato que deseja. E, por último, mas não menos importante, vem o sangue que é comparado a produção de conteúdo interessante, que atende e passeia pelo corpo do jeito que precisa e chega a vários lugares de maneiras diferentes e dinâmicas.
O Marketing de Conteúdo é um avanço para as empresas que querem se constituir no mercado como autoridade e serem referências no que oferecem sem precisar investir tanto e tem o poder de entrar em lugares que a propaganda não tem, por ser muito agradável e não agressivo. Mesmo porque é o cliente que busca pela informação, e quando isso acontece, é muito mais fácil dar a ele o que realmente precisa.
Podemos fazer a seguinte analogia para entender como funciona o processo de Inbound: imagine como um sistema cardíaco funcionas. As veias principais, que fazem o corpo humano funcionar, são ligadas ao coração que, por sua vez, bombeia sangue para os outros órgãos — para os alimentarem e fazerem com que funcionem em perfeita ordem.
Podemos dizer que as veias são a estratégia de Inbound Marketing, pois pode ser feito de diversas maneiras, por meio de vários canais diferentes e estar em vários lugares por meio de muitos formatos e abordagens.
O coração é a estratégia de Marketing de Conteúdo, que quando bate, faz com que a quantidade certa de sangue chegue aos órgãos nutrindo-os com que realmente necessita. Do mesmo jeito, a persona recebe conteúdo interessante na linguagem, canal e no formato que deseja. E, por último, mas não menos importante, vem o sangue que é comparado a produção de conteúdo interessante, que atende e passeia pelo corpo do jeito que precisa e chega a vários lugares de maneiras diferentes e dinâmicas.
O Marketing de Conteúdo é um avanço para as empresas que querem se constituir no mercado como autoridade e serem referências no que oferecem sem precisar investir tanto e tem o poder de entrar em lugares que a propaganda não tem, por ser muito agradável e não agressivo. Mesmo porque é o cliente que busca pela informação, e quando isso acontece, é muito mais fácil dar a ele o que realmente precisa.
Como implantar o Inbound Marketing na sua empresa?
Nós podemos te ajudar! Somos especialistas em estratégias de Marketing de Conteúdo que são o foco do Inbound Marketing.
Entendemos tudo sobre como o mercado funciona, como busca e absorve informações. Por isso, somos adequados e estratégicos em criar um plano de ação para que a sua empresa tenha uma comunicação com sua persona de maneira acertada e efetiva, gerando os melhores resultados para o seu negócio.
Quer saber mais? Entre em contato e MUDE conosco!
Nós podemos te ajudar! Somos especialistas em estratégias de Marketing de Conteúdo que são o foco do Inbound Marketing.
Entendemos tudo sobre como o mercado funciona, como busca e absorve informações. Por isso, somos adequados e estratégicos em criar um plano de ação para que a sua empresa tenha uma comunicação com sua persona de maneira acertada e efetiva, gerando os melhores resultados para o seu negócio.
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- Written by: [email protected]
- Posted on: 24/06/2021
- Tags: Conteúdo Digital, Marketing, Redes Sociais